domingo, 29 de janeiro de 2017

O Comunicado



Roselyn: Mamãe, desculpa mas não sei se a indicação será a melhor forma de escolher a nova presidente da associação...
Odeth: E qual seria o melhor critério, o hereditário, que passa de pai pra filho,  no caso, de mãe pra filha? Se eu resolvesse passar a função pra você, seria criticada do mesmo jeito. E além do mais essa escola é minha e eu faço o que eu quiser!


Mônica: A Amelie tem toda razão; isso tá um desrespeito absurdo. Essa reunião já tá atrasada há mais de 50 minutos!
Rachel: Com certeza dona Odeth teve algum imprevisto pois ela é conhecida por sua pontualidade.
Mônica: E pra completar nem a pauta da reunião temos!
 Odeth: Vocês duas vão se encaminhando pra sala da diretoria e acalmem as demais, que certamente já estão reclamando do meu atraso. Eu tenho uma questão pra resolver antes da reunião.
Roselyn: Por favor, mamãe, não se demore muito porque ninguém suporta esperar por tanto tempo.


Serena: E eu e a Ianne achando que íamos chegar atrasadas. Quer dizer que a presidente ainda não chegou? O que aconteceu, tá doente, é?
Mônica: Eu tou já fazendo igual a Amelie e indo embora!


Elle: Olá Ianne, há quanto tempo...! Faz um bom tempo que não te vejo nos chás beneficentes.
Ianne: Eh...Ando meio sumida mesmo...


Ianne: Sim, essa reunião vai começar quando mesmo...?
Rachel: Roselyn, sua mãe não veio com vc, não? O pessoal tá impaciente de tanto esperar; inclusive a Amelie já foi embora e a Mônica está ameaçando ir também.
Elle: Se começarem ir embora não teremos quarum pra reunião!!!


Roselyn: Mas creio que o assunto que trataremos hoje não exigirá quorum, tendo em vista que será apenas um comunicado.
Rachel: Comunicado...?
Ianne: Como assim? Nos chamaram aqui apenas para dar um comunicado...?



Anne: Boa tarde, dona Odeth. Eu já estava indo pra sala da diretoria participar da reunião...
Odeth: Quero falar com você antes da reunião; quero pedir o seu apoio, enquanto representante do sindicato.
Anne: Apoio? Que tipo de apoio? Por falar em apoio eu também tou querendo falar com a senhora acerca da liberação das verbas para a construção de uma sala para os professores; não é possível que nós tenhamos que ficar pelos corredores ou nos bancos do pátio nos momentos de intervalo...


 Odeth: Não tenho tempo pra tratar disso agora; depois marcaremos uma reunião! Agora eu quero contar com seu apoio em relação a um comunicado que estou prestes a fazer; irei indicar Elle como minha sucessora na associação. Eu vim falar com vc como uma mera formalidade pois tenho certeza que poderei contar com sua colaboração, pois você sabe que a construção da sala dos professores é uma de minhas prioridades para esse ano. Vamos, vamos à reunião pois já estou mais que atrasada!
Anne: Mas dona Odeth...


Roselyn: Eu sabia que o pessoal não ia receber bem essa história de comunicado. E será pior quando souberem qual é o comunicado...
Elle: Querida Rose, é impressão minha ou vc não está satisfeita com minha indicação para a presidência...? Tudo bem que vc é filha dela e certamente esperava ser vc a indicada, mas penso que sua mãe está pensando numa pessoa com mais traquejo social.
Roselyn: É impressão sua, Elle. Todo mundo sabe que nunca foi minha pretensão ser presidente da associação. A função de vice diretora da escola já me basta!

 Rachel: Ah dona Odeth, que bom que a senhora chegou. Já tava todo mundo inquieto e querendo ir embora!
Odeth: Não há motivo pra alvoroço, pois já estou aqui e serei breve e direta. Chamei vocês aqui pra comunicar que Elle, a nossa primeira-dama,será a nova presidente da associação.
Ianne: Mas a senhora não poderia comunicar essa parada por e-mail, não? Ou melhor, poderia ter criado um grupo no whats pra dar esse comunicado. Precisava fazer todo mundo vestir essa roupa verde e laranja e vir aqui pra saber que a associação tem uma nova presidente?

Anne: Mas dona Odeth, esse tipo de indicação infringe o estatuto da associação, segundo o qual o presidente deve ser eleito!
Mônica: Sim. Isso é uma arbitrariedade de sua parte! Além de não respeitar o horário da reunião, de não nos enviar a pauta antecipadamente, ainda fere um dos artigos do regimento interno?
Odeth: Pra conhecimento de vocês nosso regimento está ultrapassado; deveria ter sido revisado há seis meses atrás mas não o fizemos porque nunca conseguimos a presença de 100% dos membros da associação, conforme prevê a convenção em caso de atualização do regimento. 
Rachel: Dona Odeth tem razão. Quando o regimento está desatualizado, perde a vigência e as decisões passam a ser tomadas pela presidência.
Odeth: Obrigada, Rachel, por refrescar a mente dessas desinformadas. 
Ianne: Bem, tou vazando. Tchauzinho pra vocês!


Odeth: Rachel, comece os preparativos para a posse. 
Elle: Confesso que pensei que não seria tão fácil; que iríamos ter mais contestação. Mas elas não estavam por dentro da questão da desatualização do regimento.
Odeth: Rachel, envie para o e-mail da primeira-dama toda a legislação e papelada necessária para ela ficar atualizada acerca das normas da associação.


Serena: Amiga, o que foi aquilo? Você achou normal o que a Odeth fez; não questionou, não contestou...
Ianne: Eu deveria...?
Serena:  Vc nunca gostou da Elle, sempre foram rivais...

Ianne: Pelo visto o curso intensivo que vc me deu hoje mais cedo não foi suficiente para eu saber como me comportar em todas as situações!
Serena: Eu já tou começando a acreditar que realmente há algo estranho com vc...
Ianne: O dia hoje foi de muita novidade pra mim. Vou pra casa.

Anne: Ianne, tem um minuto?
Ianne: (pensando) - Ai,ai,ai...Quem será essa, agora?
Anne: Precisamos nos reunir pra pensarmos em que atitude tomar diante do autoritarismo da presidente. Não podemos aceitar tamanho absurdo!

Ianne: Olha, eu tou morrendo de dor de cabeça. Me liga amanhã. Certo?
Anne: Nunca vi tamanha arbitrariedade! Vou convocar os companheiros professores para fazermos uma greve. Abaixo a ditadura!

2 comentários: